1976
O Complexo Poliesportivo Pinheirão teve sua construção iniciada em 1968, com a doação da área feita pelo prefeito Omar Sabbag, sendo inaugurado oficialmente em 1976. O estádio foi administrado pela Federação Paranaense de Futebol (FPF) e, com as obras paralisadas por treze anos, teve a inauguração realizada somente em 1985.
Com capacidade para mais de 40 mil espectadores, o Pinheirão se tornou o maior estádio do Paraná e um dos mais modernos do Brasil na época de sua inauguração. Foi palco de grandes jogos de futebol, inclusive do Campeonato Brasileiro, e de shows de artistas nacionais e internacionais, como Madonna e Rolling Stones.
Passou a ser a casa do Athletico Paranaense durante as obras da Baixada entre 1985 e 1992, sendo posteriormente o campo do Paraná Clube no final da década de 1990.
No entanto, com o passar dos anos, o estádio começou a apresentar problemas estruturais, principalmente em relação à segurança dos torcedores. Em 2007, após um laudo técnico apontar riscos de desabamento, o Pinheirão foi interditado.
Desde então, o estádio se encontra abandonado e em estado de deterioração. Houve tentativas de revitalização e de transferência de gestão para clubes locais, mas sem sucesso. Atualmente, o terreno do estádio pertence ao empresário João Destro e é utilizado como estacionamento durante eventos no Parque Estadual de Exposições, que fica ao lado.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Palco das Emoções: uma pequena enciclopédia dos estádios - Newton Pacheco dos Santos Junior, 2005.
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.