Paço da Liberdade - Século XX

1916


O Paço da Liberdade é um importante patrimônio histórico e cultural da cidade de Curitiba, localizado em seu eixo central urbano. Construído em 1916 para abrigar a prefeitura e a câmara municipal (até 1955), o edifício passou por diversas transformações ao longo de sua história, se tornando um centro cultural e educacional.

Durante as primeiras décadas do século XX, Curitiba passava por um intenso processo de modernização, com a construção de novos edifícios e a chegada de novas tecnologias. Nesse contexto, o Paço da Liberdade foi concebido como um edifício moderno e funcional, com um estilo arquitetônico que mistura influências neoclássicas e art nouveau.

Nos anos 1950, o edifício sofreu uma grande reforma, que incluiu a construção de um segundo andar e a instalação de novos equipamentos, como elevadores e ar-condicionado. Durante essa época, o Paço da Liberdade se consolidou como a sede da municipalidade (permanecendo até 1969).

Em 16 de janeiro de 1974, o Museu Paranaense ocupou as instalações do edifício até 18 de dezembro de 2002, quando foi realizada a última reunião de seu Conselho Consultivo. O prédio permaneceu fechado até 4 de dezembro de 2006, momento em que o SESC recebeu permissão de uso por 25 anos. 


Foto: Elizabeth Amorim de Castro.

Em 2009, o Paço da Liberdade foi reaberto ao público após passar por ampla reforma, que buscou resgatar a história e a arquitetura do edifício. Hoje, o Paço da Liberdade abriga a Casa da Memória de Curitiba, um espaço dedicado à preservação da história e da cultura da cidade, além de manter exposições, oficinas e outras atividades culturais.

O Paço da Liberdade é um exemplo de como preservar a história e a arquitetura de uma cidade, ao tempo em que se busca dar novos usos e significados a um patrimônio material local. O edifício é um símbolo da identidade cultural de Curitiba e um espaço de encontro e convivência para toda a população.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Memória Urbana de Curitiba. 


Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.