Gírias de Curitiba

1970


A população de Curitiba cria muitas "gírias", expressões típicas que explicam costumes, atos e produtos locais. A gíria é uma expressão informal de nosso vocabulário e, às vezes, não é possível encontrar uma tradução específica, de tal peculiar que elas podem ser.

Elencamos aqui algumas gírias tipicamente curitibanas. A palavra "piá" faz  referência a adolescentes com quem a pessoa tem mais intimidade. Pode ser utilizada como “piazinho”, “piazote”, “piazão” e também “piazada”, que é a mesma coisa que “garotada”. Porém, um "piá de prédio" é aquele que foi criado com muito cuidado.

Talvez, a palavra "vina" seja algo muito curitibano. Ela significa salsicha - aquelas presentes em cachorros-quentes. Os alemães trouxeram para a cidade a salsicha tipo vienense, uma salsicha típica de povos germânicos, ou como eles chamam Wienerwurst = Wien (Viena) + Wurst (salsicha). Pela dificuldade de expressar, acabou ficando como vina mesmo. 

Quanto aos meios de transporte, não é incomum encontrar alguém que irá pegar um "ligeirinho", um tipo de ônibus que faz parada apenas nas estações-tubo. Por ter essas paradas reduzidas, ganha mais agilidade que a maioria dos ônibus da cidade.

Outra expressão que lembra a rapidez é dizer que alguém se desloca "no galeto". Quer dizer que algo foi feito com rapidez, ou passou em alta velocidade.


Destacamos, por fim, a palavra "penal". Ela se refere a um estojo, objeto utilizado por estudantes para guardar seus utensílios como lápis, canetas e borracha. Utiliza-se esta expressão remetendo às antigas canetas de pena - por isso, um penal guarda canetas de pena.

Uma gíria é um excelente meio de identidade nacional, traduzindo como uma população se comporta linguisticamente.

Qual gíria curitibana não podemos deixar de destacar? Deixe um comentário. 

Fonte: Acervo Curitiba Histórica. 


Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.