1693
O nome "Curitiba" tem origem na língua tupi-guarani, falada por povos indígenas que habitavam a região antes da colonização europeia.
Existem diferentes versões sobre o significado da palavra "Curitiba", mas uma das mais aceitas é que ela deriva da junção dos termos "curi" e "tiba". "Curi" significa "pinhão", fruto típico da região, enquanto "tiba" pode ser traduzido como "muito" e "grande quantidade". Portanto, "Curitiba" seria algo como "lugar onde há muitos pinhões".
Outra possibilidade é que "Curitiba" tenha se originado da palavra "kur yt yba", que em tupi-guarani significa "lugar de muitas pinhas". As pinhas são os frutos do pinheiro-do-paraná, árvore que também é abundante na região.
Independentemente da etimologia exata, o nome "Curitiba" está ligado à rica cultura e história dos povos indígenas que habitavam a região antes da chegada dos colonizadores europeus. Quer dizer, nas duas possibilidades, o pinhão, fruto do pinheiro-do-paraná está diretamente ligado à origem do nome de Curitiba.
Fonte: Acervo Curitiba Histórica / Prefeitura Municipal de Curitiba / Blog Curitiba em Preto e Branco.
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.