1896
Nestor de Castro nasceu em 1867 na cidade de Antonina. Ficou órfão ainda na infância, mas com o apoio do cônego Manoel Vicente, conseguiu estudar em um seminário na cidade de São Paulo. Retornou a Curitiba no ano de 1887, e no ano seguinte casou-se com Arminda Pinheiro da Costa e passou a atuar no jornal Dezenove de Dezembro.
Com a Revolução Federalista, assumiu o cargo de secretário do governo provisório, alinhado a seus ideais liberais. Esse posicionamento o levou ao exílio em cidades do sul, onde conheceu a figura popular de Bento Cego, dedicando-se à sua pesquisa e registro.
Retornando a Curitiba, só se estabilizou financeiramente em 1904, ao ser indicado por Teófilo Soares Gomes para o jornal A República. Pai de 12 filhos, faleceu em 14 de agosto de 1906, aos 39 anos.
Hoje, seu nome batiza uma travessa próxima à catedral de Curitiba e também é o patrono da cadeira 33 da Academia Paranaense de Letras.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Câmara de Curitiba / Pergamum - Casa da Memória de Curitiba
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.