A capital dos pinheiros do Paraná

2010


Curitiba é conhecida por sua beleza natural e pelos seus parques e áreas verdes. Entre as árvores que podemos encontrar pela cidade, uma das mais emblemáticas é o Pinheiro do Paraná (Araucaria angustifolia), que é a árvore-símbolo do estado e uma das espécies mais representativas da Mata Atlântica.

No entanto, ao longo dos anos, a quantidade de Pinheiros do Paraná em Curitiba tem diminuído significativamente, principalmente devido à exploração descontrolada da madeira dessa árvore. Além disso, a urbanização da cidade e o aumento da população também contribuíram para a redução da área de vegetação natural.

Hoje, é possível encontrar alguns exemplares desta espécie em parques e praças da cidade, como o Parque Barigui, o Parque Tanguá e o Jardim Botânico. No entanto, a presença dessa árvore em Curitiba ainda é bastante limitada e restrita.

Determina a lei municipal nº 13.534/2010 que "é declarada árvore-símbolo desta Capital a espécie ARAUCÁRIA, Araucária angustifolia".

Fonte: Acervo Curitiba Histórica / Câmara Municipal de Curitiba.

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.