1954
Nesta imagem, provavelmente do ano de 1954, vemos em destaque três figuras importantes para a política e religião paranaense no século XX. À esquerda está Dom Manuel da Silveira D'elboux, ao centro Ney Braga e à sua direita, Dom Jerônimo Mazzarotto.
A fotografia registra um momento da campanha de Ney Braga para prefeito de Curitiba, eleição que disputou com outros sete candidatos e acabou ganhando cerca de 30% dos votos.
Ney Braga não era filiado a nenhum partido naquele período, mas concorreu pela coligação do PSP-PR e possuía apoio de seu cunhado, o governador Bento Munhoz da Rocha Netto, que tinha uma forte vinculação com a Igreja Católica paranaense.
Anos depois, fortalecendo sua ideologia cristã, Ney Braga se filiou ao PDC - Partido Democrata Cristão e, em 1958, foi eleito o segundo deputado federal mais votado do país, perdendo somente para Jânio Quadros.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Grupo Antigamente em Curitiba / Acervo Rauen Felipe / Dissertação: “Ney Braga: Trajetória Política e Bases do Poder”, de José Pedro Kunhavalik
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.