1959
A construção do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná iniciou em 1949, no governo de Moysés Lupion. As obras, no entanto, foram paralisadas e retomadas em 1953, quando a instituição passou para a administração da universidade.
O hospital teve duas inaugurações: a primeira foi em 1960, durante a segunda gestão de Moysés Lupion como governador do Paraná, e a segunda foi em 1961, por Jânio Quadros. Isso ocorreu pois, mesmo com o hospital finalizado, este não possuía verba para o funcionamento.
De acordo com reportagens do período, publicadas pelo Diário do Paraná, sabemos que, além dos pedidos feitos pelo reitor Suplicy de Lacerda, o DCE da UFPR (Diretório Central dos Estudantes) foi até Brasília levar um memorial a Jânio Quadros, solicitando a liberação das verbas destinadas ao HC.
Essa fotografia provavelmente é do final da década de 1950 e mostra a construção do edifício se encaminhando para o seu término.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Curitiba de Outros Tempos / Gazeta do Povo / Diário do Paraná
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.