Festa da Primavera - 1913

1913


Nestas duas fotografias do ano de 1913, observamos as comemorações da Festa da Primavera, organizadas em Curitiba desde o ano de 1911 por Dario Vellozo.

Na primeira imagem, vemos seis mulheres com vestes que remetem à cultura greco-romana antiga e, na segunda, o registro de um dos momentos de refeição dessa festa. 

Para compreender esse evento, precisamos saber que o poeta ocultista Dario Vellozo, junto a um grupo de pensadores composto por alunos e professores do Ginásio Paranaense, fundou em 1909 o Instituto Neopitagórico.

O instituto promovia reuniões, festas, musicais e outros eventos, precedidos de leitura e comentários dos escritos de Pitágoras, inspirando-se no mundo antigo como uma forma de vida, em suas ideias, arquiteturas, vestuário e nomes pessoais. 

As Festas da Primavera comemoravam o equinócio no sul e combinavam rememorações da Antiguidade com bailes, torneios esportivos e sessões literárias.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Coleção Julia Wanderley - IHGP / Patrimônio Cultural do Paraná / Dissertação “Entre Colunas e Pinheiros: a Recepção da Antiguidade das obras Paranistas de João Turin (1927 - 1930)”

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.