1897
A Casa de Câmara e Cadeia era um edifício dos períodos Colonial e Imperial brasileiro onde estavam instalados os órgãos da administração e justiça pública municipal.
Em Curitiba, teve sua criação ordenada pelo Ouvidor Rafael Pires Pardinho, durante sua visita a Curitiba em 1721. Sua construção foi concluída em 1726 e logo começou a ser utilizada.
Com o passar dos anos, a estrutura não suportava mais as atividades desempenhadas em suas dependências e, em 1821, foi determinada a construção de uma nova casa, esta da imagem, e suas obras duraram cerca de 30 anos.
A partir de 1850, a Casa de Câmara e Cadeia de Curitiba passou a ser na atual praça Generoso Marques, onde permaneceu com as atividades da Câmara até 1893, quando essa alugou o Palacete Assumpção; e de cadeia até 1900, momento em que o edifício foi demolido, após ser parcialmente destruído no incêndio de 1897, conforme vemos na presente imagem.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Câmara de Curitiba / Turistória / Casa da Memória de Curitiba
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.