Rua Comendador Araújo - 1913

1913


Nesta imagem da rua Comendador Araújo no ano de 1913, vemos em destaque um dos primeiros bondes elétricos da capital paranaense e, à direita, o famoso palacete de Ascânio Miró, localizado na esquina com a rua Presidente Taunay.

Este palacete foi projetado em 1897 por Cândido de Abreu e, assim como outras grandes edificações do período, pertencia à elite ervateira de Curitiba. A rua Comendador Araújo, aliás, ficou marcada por belas construções advindas da economia do mate, como a casa de Manoel Miró, localizada na esquina com a rua Coronel Dulcídio, e a já apresentada em outras postagens, Casa Glaser.

Um dos principais destaques do imóvel é a sua torre com cúpula, que fica visível a longas distâncias, demonstrando o poderio econômico e social de seus primeiros donos. O palacete hoje é Unidade de Interesse de Preservação e esse trecho da rua é tombado pelo Patrimônio Cultural do Paraná.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Jornal Tribuna do Paraná / Livro “Uma rua no percurso do tempo: transformação e resiliência da rua Comendador Araújo”

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.