Construção do Teatro Guaíra - Década de 1960

1960


A história do Teatro Guaíra tem início na segunda metade do século XIX. No entanto, a construção de seu edifício atual começou apenas em 1952, com um projeto arquitetônico assinado pelo engenheiro Rubens Meister.

O primeiro espaço do complexo a ser inaugurado foi o auditório "Salvador de Ferrante", conhecido popularmente como Guairinha, em 19 de dezembro de 1954. Apesar disso, as obras do Teatro Guaíra se estenderam por mais duas décadas. 

Próximo à conclusão do projeto, em 25 de abril de 1970, um incêndio de grandes proporções atingiu a estrutura, causando sérios danos ao prédio.

A reconstrução prosseguiu, e o "Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto", o famoso Guairão, foi concluído em 1974. 

Pouco depois, em 28 de agosto de 1975, foi inaugurado o último espaço do complexo: o auditório “Glauco Flores de Sá Brito”, conhecido como Miniauditório. Com isso, completava-se o projeto do complexo cultural, que passou a se chamar Fundação Teatro Guaíra.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Centro Cultural Teatro Guaíra / Livro: “Imagens da Evolução de Curitiba”, de Otávio Duarte e Luiz Antonio Guinski

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.