1950
O Centro Cívico de Curitiba teve sua construção iniciada nos anos 1950 pelo então governador Bento Munhoz da Rocha Netto, aproveitando a efeméride do Centenário da Emancipação Política do Paraná.
Sua proposta advém do Plano Agache, criado como primeiro Plano Diretor de Curitiba na década de 1940, que previa a construção dos edifícios administrativos estaduais em torno de uma esplanada e ligados ao eixo principal da cidade pela avenida Cândido de Abreu.
Nessa fotografia, provavelmente da década de 1950, temos a visão da Cândido de Abreu a partir do Palácio Iguaçu, que naquele momento, ao que tudo indica, se já não estava pronto, estava com suas obras encaminhadas para finalização.
No entanto, os seus arredores chamam a atenção, ainda marcados por longos campos e, um pouco mais ao fundo, construções em madeira, que deixaram de existir nas décadas seguintes, quando foram construídos a Prefeitura Municipal, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná e os edifícios das secretarias do Estado.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Livro: “Imagens da Evolução de Curitiba”, de Otávio Duarte e Luiz Antonio Guinski
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.