1900
Egizio Cini imigrou para o Brasil em 1890, saindo da região do Vêneto, na Itália, em direção à Colônia Cecília, localizada na cidade de Palmeira, no Paraná.
Logo que chegou aos Campos Gerais, casou-se com Aldina Benedetti e, em 1891, tiveram seu primogênito Hugo Cini.
Em 1904, a família Cini se mudou para São José dos Pinhais, onde fundou a Cervejaria Esperança, em sociedade com Carlos Chelli. O pequeno negócio produzia bebidas alcoólicas, como o Fernet e duas cervejas, uma clara e outra escura.
Já na década de 1920, o patriarca da família, Egizio Cini, faleceu. Então, o seu primogênito Hugo comprou a parte de Carlos Chelli e, junto de sua mãe, assumiu a gestão integral dos negócios.
A partir desse momento, a empresa passou a se chamar Hugo Cini e Cia. e foi por meio de Hugo que a famosa gengibirra passou a ser comercializada em larga escala.
Logo a empresa cresceu e, em 1928, mudou sua sede para o bairro do Batel, em Curitiba, local que permaneceu em atividade até 1996.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Paraná Histórica / Italianismo / Livro: “Imagens da Evolução de Curitiba”, de Otávio Duarte e Luiz Antonio Guinski
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.