João Turin - Década de 1940

1940


João Turin nasceu em Porto de Cima, Morretes, em 1878. Aos nove anos, se mudou com a família para Curitiba, e aos 12 anos ficou órfão de mãe. 

Para ajudar no sustento da família, trabalhou em diversas atividades, como ferreiro, marceneiro e torneiro, nas quais percebeu o seu talento como escultor. 

Em 1896, tornou-se aluno e professor na Escola de Artes e Indústrias de Curitiba, administrada pelo pintor Antônio Mariano de Lima. 

No ano de 1905, Turin recebeu, por meio da ajuda de Romário Martins, uma bolsa de estudos do Estado do Paraná para custear sua estadia na Real Academia de Belas-Artes, em Bruxelas, Bélgica, onde se especializou em escultura.

João Turin ainda ficou algum tempo na Europa e morou por muitos anos em Paris, até que, em 1923, retornou ao Brasil, após o sucesso de sua estátua de Tiradentes, no Rio de Janeiro.

Chegando a Curitiba, logo se engajou com o Movimento Paranista e foi um de seus principais artistas, com obras como a Columna Paranaense e a Casa Paranista, além de seus desenhos para a revista Illustração Paranaense.

Nos anos 1940, o artista novamente ganhou fama nacional, sendo agraciado com as medalhas de Prata e Ouro no Salão Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, pelas respectivas obras "Tigre Esmagando a Cobra" e "Luar do Sertão".

Com problemas cardíacos graves, faleceu em 1949, com 70 anos, no Hospital da Cruz Vermelha em Curitiba. 

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Casa Pino / Prefeitura de Curitiba / João Turin - Vida, Obra, Arte

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.