1990
Napoleon Potyguara Lazzarotto talvez tenha sido o mais curitibano dos artistas nascidos na capital do Paraná.
Mais conhecido como Poty Lazzarotto, o desenhista, gravurista, ceramista e muralista nasceu em 29 de março de 1924, às margens da ferrovia em Curitiba.
Descendente de italianos, em 1942 foi ao Rio de Janeiro estudar na Escola Nacional de Belas Artes por intermédio de uma bolsa de estudos concedida pelo governador do Paraná, Manoel Ribas.
Nos anos seguintes, mudou-se para Paris, cidade onde se aprofundou nas produções de litografia. A partir disso, teve obras, sobretudo murais, espalhadas por diversos países da Europa, além de diferentes cidades brasileiras.
No caso de Curitiba, destaca-se o mural do Teatro Guaíra, o mural da praça 19 de dezembro, além de uma série de murais de azulejos espalhados pelo Largo da Ordem, no centro histórico da capital.
A propósito da comemoração do centenário de seu nascimento em 2024, o Museu Oscar Niemeyer lançou uma exposição em sua homenagem, que segue aberta ao público que deseja conhecer mais sobre as obras e a vida do curitibano que faleceu em 1998, na sua cidade natal.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Casa Cor / Museu Oscar Niemeyer / Arte fora do Museu
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.