A história do Jardim Botânico

1991

 


O Jardim Botânico de Curitiba é um dos principais pontos turísticos da cidade e foi inaugurado em 5 de outubro de 1991. Ele foi projetado pelo arquiteto Jaime Lerner, que também foi prefeito da cidade. A estrutura foi construída em uma área de aproximadamente 245 mil m².


O nome oficial é uma homenagem à urbanista Francisca Maria Garfunkel Rischbieter, uma das pioneiras no trabalho de planejamento urbano da capital paranaense. Apesar de ter as características de parque, na verdade trata-se de uma estufa botânica. O local em que foi edificado era a antiga favela do Capanema, ocupação irregular próxima ao Estádio Durival de Britto e Silva, a Vila Capanema.


O Jardim Botânico de Curitiba foi inspirado nos jardins franceses e possui um estilo neoclássico. O grande destaque do local é a sua estufa de vidro, que foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres e tem uma estrutura metálica em forma de cúpula. Nela há diversas espécies de plantas, principalmente aquelas que necessitam de climas mais tropicais.


Além da estufa, o Jardim Botânico de Curitiba também conta com diversas trilhas ecológicas, um jardim sensorial para cegos, um jardim das sensações, um jardim de ervas medicinais e um bosque de araucárias.


Fontes: Acervo Curitiba Histórica 

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.