Costumes curitibanos

1990


Entender os costumes de uma sociedade diversa, múltipla e cheia de história como a curitibana é o mesmo que fazer um olhar antropológico para a própria raiz, origem e cultura de um povo. Curitiba, com seus mais de trezentos anos de história, pode fixar alguns destes costumes típicos, que ainda enxergamos na cidade de hoje.


Curitiba é uma cidade com muitas áreas verdes e parques, o que incentiva a prática de exercícios físicos ao ar livre. Muitos moradores gostam de caminhar, correr, andar de bicicleta ou praticar atividades em grupo, como aulas de yoga ou de dança, em parques públicos ou pelas ciclovias. Esta característica lembra os diversos títulos que a cidade recebeu quanto às áreas verdes disponíveis.


Muitos moradores valorizam a arte e frequentam exposições, teatros, cinemas e shows musicais, além de participar de eventos como a Feira do Largo da Ordem, que acontece todos os domingos no centro histórico da cidade. A feira é um dos exemplos de que a arte é preservada. Podemos citar, ainda, o Museu Oscar Niemeyer, que há anos expõe em suas galerias obras do Brasil e do mundo.


Destacamos, ainda, a arquitetura e o mobiliário urbano. As estações tubo e os ônibus biarticulados são exemplos de identidade tipicamente curitibanos. Aliados à Ópera de Arame, o Jardim Botânico e o Palácio da Liberdade, por exemplo, temos um conjunto de símbolos que valorizam a cidade.


Fontes: Acervo Curitiba Histórica.


Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.