Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo - Década de 1960

1960


A Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo foi fundada no século XVII por São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac.

Por serem uma Sociedade de Vida Apostólica, as irmãs assumem os votos de castidade, pobreza e obediência, com o intuito de sempre servir aos pobres.

A vinda para o Brasil se deu em 1849, mas a chegada em Curitiba ocorreu apenas em 1904, com a intenção de atender à demanda da população polonesa na região do bairro Abranches.

Em outubro de 1904, as três irmãs enviadas chegaram a Curitiba para iniciar os trabalhos junto ao Colégio São José. Elas eram: Irmã Luísa Olsztynska, Irmã Natália Zietak e Irmã Leocádia Suchoswiat.

Com o trabalho da congregação, em 1953, o Hospital Nossa Senhora das Graças foi fundado a partir da idealização da Irmã Estanislava Perz. O objetivo era atender à saúde das irmãs e dos pobres, assim como servir de estágio para as alunas da Escola de Enfermagem.

A imagem acima retrata justamente o atendimento realizado pelas Filhas da Caridade no Hospital Nossa Senhora das Graças ao longo da década de 1950.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Hospital Nossa Senhora das Graças / Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.