Paróquia Imaculado Coração de Maria - Década de 1920

1920

A Paróquia Imaculado Coração de Maria, localizada na avenida Getúlio Vargas, no bairro Rebouças, é um marco centenário da cidade. 

Administrada por missionários claretianos desde o início do século XX, a paróquia conquistou a devoção dos fiéis curitibanos ao longo dos anos.

Em 1908, os devotos de Santo Antônio Maria Claret já sonhavam com a construção de um santuário dedicado à mãe de Jesus. Nos anos seguintes, diversas obras foram realizadas para atender à crescente demanda da população que frequentava o templo.

A imagem que vemos, datada da década de 1920, mostra o andamento das obras da paróquia, que contou com o apoio do governador Caetano Munhoz da Rocha e a coordenação da Diretoria de Obras Públicas do Município de Curitiba, sob a responsabilidade do engenheiro João Moreira Garcez. Com uma arquitetura única, que mistura elementos modernos e influências art déco, a pedra fundamental foi colocada em 17 de agosto de 1917 e sua inauguração oficial aconteceu em 3 de dezembro de 1922.

No entanto, em março de 1923, um incêndio destruiu parte do altar, gerando grande comoção e uma onda de doações, que permitiram a construção de um novo, inaugurado em 1924.

Os claretianos desempenham um papel fundamental na sociedade, promovendo a fé e se dedicando a diversas áreas como educação, serviços sociais, tratamentos médicos e odontológicos, entre outros.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Paróquia Imaculado Coração de Jesus / Museu Claretiano de Curitiba

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.