1943
Em dezembro de 1943, ocorreu a II Grande Exposição Internacional de Curitiba.
O evento, realizado na praça Rui Barbosa, contou com a presença do presidente Getúlio Vargas, assim como das autoridades organizadoras, Manoel Ribas (interventor do Paraná) e Rozaldo Gomes de Mello Leitão (prefeito de Curitiba).
A exposição foi pensada para comemorar os 250 anos de fundação da capital e, junto aos governos municipal e estadual, teve a importante atuação da Associação Comercial, da Federação das Indústrias e da Empresa de Propaganda e Turismo do Paraná.
Em toda a praça foram montados mais de 20 pavilhões, entre eles os de importantes indústrias locais, como a Fábrica de Pianos Essenfelder, Leão Júnior, Impressora Paranaense, Todeschini, entre tantas outras. Cerca de 128 indústrias foram premiadas com a medalha que vemos na segunda fotografia.
O objetivo dos pavilhões era evidenciar o desenvolvimento e a importância adquirida por Curitiba ao longo dos anos, seja por meio dos produtos locais ou dos acordos promovidos com outros governos e poderes administrativos.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Curitiba de Outros Tempos / Publicação de Cassiana Lacerda / Acervo Museu Paranaense
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.