1948
O Palácio São Francisco foi construído por Júlio Garmatter, empresário alemão que veio para o Brasil atuar no comércio, em meados da década de 1920.
Garmatter iniciou a construção da sua residência ainda em 1928, a partir da planta de uma mansão de Wiesbaden, sua terra natal.
Ele ofereceu ao engenheiro Eduardo Fernando Chaves a responsabilidade pela construção de sua casa com mais de 30 cômodos, dois pavimentos, garagem e características ecléticas neoclássicas e modernistas germânicas.
Em apenas um ano, o Palacete Garmatter foi ocupado por Júlio e família, quando, em 1938, a edificação foi adquirida pelo Governo do Estado e transformada em Palácio São Francisco, sede do governo paranaense.
Esta fotografia de 1948, revela, portanto, a sede do Governo do Estado do Paraná vista do ângulo da praça João Cândido, nos fundos do Palácio Belvedere.
Com a inauguração do Centro Cívico em 1953, o poder público se mudou, deixando o local ocupado pelo Tribunal Regional Eleitoral e mais tarde, entre 1987 e 2001, o Museu de Arte do Paraná, incorporado ao Museu Oscar Niemeyer.
Após uma reforma e restauro, desde 2002 o prédio abriga o Museu Paranaense.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Antigamente em Curitiba / Publicação Carlos Sviatowski / Memória Urbana
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.