1912
Antes da construção do Palácio Belvedere, a atual praça João Cândido abrigava a Capela São Francisco de Paula, construída em 1809.
Com o passar dos anos e no intuito de expandir a edificação religiosa, iniciou-se a construção da primeira sede da Igreja São Francisco de Paula. Devido às dificuldades de manutenção, no entanto, as obras da igreja não foram concluídas e se transformaram no que conhecemos hoje como Ruínas de São Francisco.
No início do século XX, a Mitra Diocesana cedeu à Prefeitura o terreno onde estava a capela centenária, situada às margens das ruínas, em troca de outro local onde a nova igreja foi finalmente construída, na esquina das ruas Saldanha Marinho com Desembargador Motta.
Com isso, o então prefeito Cândido de Abreu decidiu demolir a capela e construir, no mesmo terreno, o Palácio Belvedere.
Nesta fotografia de 1912, de autoria desconhecida, vemos uma das últimas imagens da Capela São Francisco de Paula.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Antigamente em Curitiba / Publicação de Guto Castro / Revista Haus / Acervo Casa da Memória / Turistória
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.