Palácio Belvedere - 1941

1941


O Palácio Belvedere foi construído entre os anos de 1912 e 1915 por Cândido de Abreu, engenheiro e prefeito de Curitiba, com o objetivo de funcionar como um mirante, devido à sua localização na área mais alta do centro da capital.

Localizada na praça João Cândido, no bairro São Francisco, a edificação apresenta uma arquitetura Art Nouveau e, até o ano de 1922, funcionou conforme idealizado por seu criador.

Nos anos subsequentes, foi sede da primeira rádio do Paraná e, mais tarde, em 1931, abrigou o Observatório Astronômico da Faculdade de Engenharia do Paraná. Posteriormente, em 1962, passou a ser sede da União Cívica Feminina Paranaense.

Nesta imagem, possivelmente da década de 1940, observamos a edificação e a reforma dos jardins que a rodeiam. 

Em 1966, o palácio foi tombado como patrimônio histórico e artístico do Estado e passou a funcionar como sede para outras entidades governamentais.

Mais recentemente, em 2017, sofreu um grande incêndio, forçando o Conselho Municipal do Patrimônio a custear as obras de restauro e manutenção, que eram sistematicamente adiadas. 

Desde 2019, o prédio abriga em seu interior a Academia Paranaense de Letras e um café literário, promovendo a cultura local.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Antigamente em Curitiba / Publicação de Celso Nogueira Araujo / Prefeitura Municipal de Curitiba / Turistória

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.