Padaria América - 1928

1928


A origem da Padaria América está entrelaçada com a imigração alemã em Curitiba.

Em 1882, o padeiro e carpinteiro alemão Friedrich Engelhardt veio ao Brasil em busca de melhores condições de vida e abriu um armazém de secos e molhados na atual avenida Sete de Setembro.

Tempos depois, em 1913, seu filho Eduardo fundou uma padaria junto ao armazém da família e, no ano seguinte, transferiu-a para a esquina das ruas Paula Gomes e América. Por esse motivo, seu novo comércio passou a se chamar “Padaria América". 

Em 1928, a padaria mudou de lugar novamente, mantendo-se na antiga rua América, neste momento já chamada de Trajano Reis, mas agora na esquina com a rua Presidente Carlos Cavalcanti.

Desde então, a padaria se tornou uma das mais importantes da capital e, em 2002, teve sua broa-de-centeio tombada como Patrimônio Cultural Imaterial de Curitiba, uma receita originária de 1913, criada por Eduardo.

Estas imagens de 1928 retratam, portanto, a terceira sede da padaria centenária, que até hoje segue em funcionamento no mesmo local.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Padaria América / Turistória

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.