Os primórdios da Câmara de Curitiba

1690


As câmaras municipais são de origem portuguesa e, no Brasil Colônia, tinham como finalidade a administração municipal. Diferentemente de hoje, em que os vereadores exercem a função de legisladores, a ideia das câmaras era de administrar toda a cidade. 


Em Curitiba, os primeiros vereadores - os então chamados "homens bons" - começaram a atuar em 1693, após a criação da Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, que deu origem à cidade. No entanto, não há registros precisos sobre quem foram esses primeiros edis, pois muitos documentos da época foram perdidos ou destruídos ao longo dos anos.


Vale destacar que a Câmara Municipal de Curitiba é a instituição mais antiga do município, surgindo inclusive antes mesmo da prefeitura, pois acumulava as funções de executora dos impostos arrecadados, legisladora e até mesmo judiciária.


Os primeiros registros que se tem notícia datam do final do século XVIII, quando a Câmara Municipal de Curitiba passou a ser constituída por nove vereadores. Entre os primeiros nomes que se destacaram na história política da cidade estão João Paes Leme, Manoel Soares de Oliveira, Francisco Xavier de Miranda e Antônio Lopes de Carvalho, dentre outros.


Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Câmara Municipal de Curitiba.


Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.