Casa Augusto Stresser - Década de 1890

1890


Esta fotografia, datada do final do século XIX, provavelmente foi tirada da casa de Augusto Stresser, pois vemos, em primeiro plano, os jardins e o quintal da residência, com os casarões da rua Barão do Serro Azul ao fundo, próximos à praça 19 de Dezembro. 

Augusto Stresser nasceu em Curitiba em 1871 e, desde muito cedo, se dedicou à música, aprendendo flauta e contrabaixo. Ao longo dos anos, se destacou como compositor, jornalista, escritor e artista plástico, mas, por quase toda a sua vida, trabalhou como funcionário do Estado, ganhando destaque na Delegacia do Tesouro Nacional do Paraná. 

Um de seus maiores legados foi a ópera Sidéria, que estreou em 3 de maio de 1912, no Teatro Guayra. A composição recebeu este nome em homenagem à sua filha, Sidéria Stresser, e narra o amor trágico de um jovem durante a Revolução Federalista.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Página Augusto Stresser - in memoriam

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.