2017
A primeira imagem, registrada em 2017, revela a extensão do bosque que cercava o antigo Hospital Espírita de Psiquiatria do Bom Retiro.
O bosque margeava todos os 50 mil metros quadrados do terreno da instituição, abrigando nascentes e uma pequena mata de araucárias.
O espaço foi doado pelo militar Arthur Lins de Vasconcellos Lopes, uma figura muito conhecida em Curitiba. Ele foi presidente da Federação Espírita do Paraná, eleito em 1916 e reeleito cinco vezes, até se mudar para o Rio de Janeiro em 1929.
Além do terreno, Lins de Vasconcellos e sua esposa, Hercília, doaram uma fortuna para a construção do hospital, além de deixarem bens e imóveis para a Federação Espírita administrar.
Com o falecimento de Lins de Vasconcellos em 1952, seus restos mortais foram enterrados no jardim do hospital, conforme seu pedido em vida, permanecendo ali até a venda do terreno e a demolição da edificação.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Gazeta do Povo / Acervo A causa mais bonita da cidade / Acervo Mundo Espírita
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.