1900
Na primeira fotografia, datada de 1958, vemos o asfaltamento de parte da rua Nilo Peçanha em Curitiba. Atualmente, esta via tem cerca de quatro quilômetros de extensão e atravessa os bairros do Pilarzinho e São Francisco. Não é uma exclusividade da capital paranaense, no entanto, possuir um logradouro com este nome.
Nascido no estado do Rio de Janeiro em 1867 e falecido em 1924, Nilo Peçanha foi incentivado pelos pais a se dedicar aos estudos, chegando a concluir a Faculdade de Direito do Recife–PE aos 20 anos em 1887.
Foi um importante político na implementação da República e na abolição da escravatura. Sendo considerado um abolicionista, republicano, democrata e liberal por seus posicionamentos e valores.
Atuou como deputado constituinte entre 1890 e 1891, e foi senador e presidente do estado do Rio de Janeiro nos anos seguintes. Também foi eleito vice-presidente e com o falecimento precoce de Afonso Pena em 1909, ocupou a cadeira da presidência da República entre 14 de junho de 1909 a 15 de novembro de 1910, tornando-se o primeiro presidente negro do Brasil.
Como presidente foi responsável pela reorganização do Ministério da Agricultura e pela criação do Serviço de Proteção ao Índio e das Escolas de Aprendizes Artífices, o que lhe rendeu o posto de patrono da Educação Profissional e Tecnológica.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Instituto Federal de Santa Catarina / BandNews FM
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.