1941
A imagem que vemos, datada de 1941, registra o antigo Bom Retiro da Santa Cruz da Congregação das Irmãs da Divina Providência.
As Irmãs da Divina Providência, de Münster, chegaram a Curitiba em 1903 para assumirem a educação das antigas alunas da Escola Alemã Popular Católica, fundada pelo Padre Franz Auling em 1896 e deixada para os freis Franciscanos com o retorno do sacerdote alemão a Europa.
Como os Franciscanos faziam a divisão de ensino por gênero, as meninas foram para o Colégio da Imaculada Conceição, localizado inicialmente na rua do Rosário, que depois passou a ser chamado de Colégio da Divina Providência.
Em 1935, a congregação adquiriu uma chácara no Ahú, no intuito de ser uma casa de férias para as irmãs da congregação, recebendo o nome de Bom Retiro da Santa Cruz.
Logo em seguida a construção do edifício começou a ser realizada, com término em 1941, quando passou a servir como local de repouso e retiros espirituais. Dezoito anos mais tarde, em 1963, a instituição fechou por dificuldades financeiras, sendo vendida para o episcopado de Santa Catarina, que o transformou em Instituto Catarinense Paulinum.
Em 1974, foi adquirido pelo governo do Estado e se tornou o Colégio Estadual Guarda Mirim do Paraná, entidade que segue atuante no mesmo endereço até hoje.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Site Memória Urbana / Tribuna do Paraná / Fotografando Curitiba
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.