Palácio dos Estudantes - 2013

2013


O casarão de cor amarela, localizado na rua Presidente Carlos Cavalcanti, guarda uma grande parte da história estudantil curitibana.

Originalmente residência da família de Benjamin Lins de Albuquerque, em 1958 foi entregue à União Paranaense dos Estudantes (UPE) para servir como espaço de atendimento aos jovens, sobretudo universitários, que viviam em Curitiba. 

Ao longo dos anos 1960, a instituição chegou a oferecer em suas dependências um restaurante universitário, uma clínica dentária e cedia espaço para a realização de manifestações e reuniões políticas e culturais.

Ainda que representasse uma forma de assistência social para os estudantes das universidades, com a promulgação do AI-5 em 1968, o Regime Militar cassou a entidade e fechou o casarão.

O retorno da UPE só foi possível em 1983, quando José Richa era governador do estado. Contudo, a edificação já havia passado por um significativo processo de deterioração e abandono. Foi somente no fim da década de 1990 que a entidade estudantil conseguiu viabilizar um processo de restauro, mas com grandes dificuldades para manter a estrutura.

Por esse motivo, em 2013, a UPE e a Prefeitura de Curitiba firmaram um acordo para compartilhar o espaço entre os estudantes e a Fundação Cultural de Curitiba. Dessa forma, o casarão voltou a promover atividades culturais, agora voltadas não apenas para  universitários, mas para toda a população.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Gazeta do Povo / Fórum da Verdade UFPR / UNE

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.