Desde a emancipação política da província do Paraná, em 1853, as autoridades paranaenses falavam sobre a importância de criar um grupo de profissionais para atuar no combate de incêndios e outros sinistros.
No entanto, o surgimento oficial do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná ocorreu apenas em 1912, com a lei nº 1133, de 23 de março.
Antes dessa data, na capital paranaense, por exemplo, foi criada uma sociedade de bombeiros voluntários para combater incêndios, que trabalhavam a partir de doações da sociedade civil.
Foi somente em 1914, após a oficialização do Corpo de Bombeiros paranaense, que seu primeiro quartel foi inaugurado, localizado na rua Cândido Lopes, esquina com a Ébano Pereira, em um espaço que já havia sido quartel da Polícia Militar e uma das sedes do Museu Paranaense
Esse edifício, que pode ser visto na imagem acima, foi sede da corporação até a década de 1950, quando, em 1953, passou a se instalar no atual Quartel Central, na esquina da avenida Visconde de Guarapuava com a rua Nunes Machado.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Corpo de Bombeiros Militar do Paraná / Foto de Arthur Wischral / Acervo de Paulo José da Costa