Rua Mariano Torres - 1960

1960


A presente fotografia de Arthur Wischral, datada de 1960, retrata a avenida Mariano Torres às margens do rio Belém, anos antes de sua canalização. 

Provavelmente, a imagem que vemos demonstra a via em direção ao Passeio Público, uma vez que ao fundo, centralizado, conseguimos enxergar o edifício Alvorada, o mais alto da paisagem, em cor branca - localizado na esquina entre as avenidas Mariano Torres e Marechal Deodoro.

A avenida liga a atual Rodoferroviária ao centro da cidade, e seu nome vem de um dos homens mais ricos de Curitiba em meados do século XIX.

Mariano Torres nasceu em 1821, em Curitiba, filho do Visconde de Macaé com uma escravizada. Tornou-se um grande comerciante da região, sendo dono de uma casa de comércio em Campo Largo e de um engenho de erva-mate, além de possuir diversos escravizados.

Em Curitiba, estava vinculado à elite da cidade e, entre outras posses, era dono da antiga casa localizada no Largo da Ponte, atual Praça Zacarias, que em 1864 se tornou o primeiro mercado público da capital paranaense. 

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Casa da Memória de Curitiba / Turistória / TV Sinal Paraná

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.