Villa Sophia - Década de 1900

1900


O casarão Villa Sophia, localizado na esquina das ruas Barão de Antonina e Mateus Leme, onde atualmente é o escritório Vernalha Pereira Advogados, foi construído em 1895 para ser a residência de Guilherme Lindroth e sua esposa Sophia Mueller, filha de Gottlieb Mueller, fundador da famosa fundição Mueller.

O edifício possui 750 m², três andares, e foi catalogado como Unidade de Interesse de Preservação pelo IPPUC - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba.

O casal Mueller-Lindroth viveu no casarão por mais de 40 anos, até que, em 1937, ele foi vendido para a Mitra Diocesana de Curitiba, tornando-se moradia dos arcebispos Dom Ático Eusébio da Rocha e Dom Manuel Silveira D’Elboux, ou, popularmente, a “Casa dos Bispos”.

Após 20 anos, a Casa dos Bispos se transformou na Sociedade Feminina de Instrução e Caridade, uma instituição que tinha como objetivo auxiliar grávidas em situação de pobreza. 

Ao longo do século XX, o imóvel ainda foi locado para fins comerciais, como o restaurante suíço Matterhorn, até ser comprado pelo escritório de advocacia, que restaurou o local e iniciou suas atividades no casarão em 2014.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Postagem de Cassiana Lacerda no grupo Antigamente em Curitiba / Gazeta do Povo

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.