1960
A partir de 1999, o prédio histórico da Universidade Federal do Paraná foi escolhido como um dos símbolos de Curitiba pela população da cidade, em um concurso realizado pelo Banco Itaú.
No entanto, como mencionado anteriormente, nem sempre a Universidade funcionou nessa edificação. A ocupação aconteceu somente em 1916, após dois anos de construção. Mesmo assim, o prédio se mostrou pequeno diante das necessidades da instituição.
Entre 1923 e 1926, e novamente nos anos 1940, foram realizadas ampliações nas estruturas do edifício. Somente em 1950, com a federalização da universidade, o prédio passou a apresentar características neoclássicas e sua cor atual, o branco.
Nota-se nesta foto da década de 1960 que o prédio ainda não estava ligado à praça Santos Andrade por meio de calçamento. O significativo número de carros estacionados em frente à instituição só deixou de ocorrer em 1977, quando foi instaladaa tradicional calçada de petit-pavet curitibana.
Fontes: Acervo Fundação Cultural de Curitiba / Publicação baseada no site Prédios de Curitiba / Fotografia de Synval Stocchero / Revista Haus / Site Observatório do Espaço Público
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.