1884
A Mansão das Rosas foi construída originalmente em 1834 por Caetano José Munhoz e adquirida por Francisco Fontana meio século depois, em 1880, por ocasião de seu casamento com Maria Dolores Leão. Foi nesse período que a residência passou por reformas, adquirindo características da arquitetura toscana.
A casa ficou famosa na cidade não apenas por sua arquitetura, mas principalmente por seus belos jardins, ganhando a alcunha de “Mansão das Rosas” na segunda metade do século XX.
A primeira imagem que vemos é de 1884 e retrata a Mansão logo após sua inauguração. Naquele momento, a rua que conhecemos hoje como João Gualberto era chamada de Boulevard Dois de Julho, e muitos dizem que sua frente marcava o término da linha de bonde da cidade.
A Mansão das Rosas foi demolida em 1975, restando apenas o portal toscano - que pode ser visto na terceira imagem - em frente aos novos edifícios construídos.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Turistória / Acervo Fernando Fontana / Acervo Fundação Cultural de Curitiba
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.