1919
A propaganda do Matte Real que observamos foi veiculada na primeira edição do jornal Gazeta do Povo, em 3 de fevereiro de 1919. O jornal foi fundado por Benjamin Lins e Oscar Joseph de Plácido e Silva.
O Matte Real, por sua vez, tem sua origem cerca de 80 anos antes da criação da Gazeta do Povo, com a fundação do Engenho da Glória, o segundo criado em Curitiba, por Caetano Munhoz da Rocha.
Após três décadas, o Engenho da Glória foi repassado ao imigrante italiano Francisco Fasce Fontana como forma de quitar suas dívidas com a empresa ervateira uruguaia que Fontana representava.
Já estabelecido em Curitiba, em 1882, Fontana casou-se com Maria Dolores Leão, filha de Agostinho Ermelino de Leão, e também adquiriu a antiga casa da família Munhoz da Rocha, que após reformas ficou conhecida como Mansão das Rosas.
Em 1884, a família Fontana recebeu a visita da princesa Isabel em sua residência, e assim mudou o nome de sua empresa para Fábrica Imperiais Fontana. Desde então, a fábrica do Matte Real passou de geração em geração e continua sendo administrada pela família Fontana.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Acervo de Henrique Fontana / Turistória
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.