1970
A rua XV de Novembro foi criada na primeira metade do século XIX como rua das Flores. Seu nome, apesar de sugerir uma área florida e arborizada, na verdade fazia referência a uma rua existente em São Paulo com o mesmo nome.
Em 1880, devido à visita da corte de Dom Pedro II à cidade, a via passou a se chamar Imperatriz, em homenagem a Teresa Cristina, esposa do Imperador.
Com a Proclamação da República em 1889, todos os símbolos da monarquia foram substituídos e a rua passou a se chamar XV de Novembro, em referência ao dia da Proclamação.
Na década de 1920, a principal rua de Curitiba se tornou a primeira rua do estado do Paraná a ser asfaltada, durante a gestão do prefeito Moreira Garcez.
Foi somente na década de 1970, mesmo período da presente fotografia, que a XV se tornou calçadão exclusivo para pedestres. Foi com essa mudança que a rua enfim passou a ter canteiros de flores.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Site Fotos Antigas de Curitiba / Turistória
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.