1927
Na fotografia, provavelmente do ano de 1927, observamos a construção do Palácio Avenida, edifício do imigrante e empresário sírio-libanês Feres Merhy, inaugurado em 1929.
O complexo, que possui cerca de 18 mil metros quadrados, já abrigou diversos comércios e instituições diferentes, como a Churrascaria Guairacá, o Café Tiradentes e o Theatro Avenida, que com o tempo se transformou no Cine Avenida.
O edifício foi essencial para a vida curitibana por várias décadas, até que, ao longo dos anos 1960, foi se deteriorando até fechar as portas. No ano de 1975, o Bamerindus comprou o Palácio Avenida com a intenção de demolí-lo e construir do zero um novo prédio para sua sede. No entanto, nesse mesmo ano, todo o conjunto da rua XV de Novembro foi tombado como patrimônio histórico.
Diante dessa situação, a fachada do palácio foi restaurada, preservando sua característica original, enquanto seu interior foi todo demolido.
Sua reinauguração, agora como sede do Bamerindus, ocorreu em 1991.
Em 1997, o banco e toda a sua estrutura foram vendidos ao HSBC. Em 2016, o prédio passou a ser do Bradesco, tornando-se a sede regional da instituição.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Acervo Casa da Memória de Curitiba / Fotografia de Ana Lucia Ciffoni / Facebook Prefeitura de Curitiba / Revista Haus / Turistória
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.