1972
A imagem acima retrata um momento histórico da rua XV de Novembro em Curitiba. Na sexta-feira, 19 de maio de 1972, dezenas de trabalhadores começaram a realizar o calçamento da rua, transformando-a no calçadão da rua XV.
A proposta era que o trajeto cobrisse o trecho entre a praça Osório e a praça Santos Andrade, de modo rápido e voltado para o pedestre, pois o fluxo de carros na região era lento e intenso.
A obra foi uma iniciativa da Prefeitura de Curitiba, sob a gestão do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, e coube ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) a implementação do projeto do arquiteto Abrão Anis Assad.
Os comerciantes da região não estavam convencidos de que o calçamento daria certo. Por isso, para evitar uma série de processos judiciais e embargos, a prefeitura aproveitou as obras das companhias de energia e água que estavam fazendo manutenção na região para fechar a rua e iniciar o projeto.
Com essas ações, o calçamento que tinha uma estimativa de cinco meses de execução, foi concluído em três dias. Assim, Curitiba passou a ser a primeira cidade do país a transformar uma de suas principais vias em um calçadão exclusivo para pedestres.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Arquivo Casa da Memória / Jornal Gazeta do Povo / Site Prefeitura de Curitiba
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.