Casa David Carneiro – 2016

2016


David Antonio da Silva Carneiro nasceu em 1904 na cidade de Curitiba e foi, ao longo de sua vida, historiador e engenheiro civil. Após a morte de seu pai em 1927, o Coronel David Antonio Carneiro, assumiu a administração da empresa da família, a Ervateira Americana. Além disso, entre outras ocupações, também foi professor de Economia da Universidade Federal do Paraná e diretor da Escola de Música e Belas Artes do estado.

No ano de 1928, David Carneiro inaugurou, em homenagem a seu pai, o Museu Coronel David Carneiro. Ao longo dos anos, o historiador foi acumulando objetos e seu museu chegou a ter mais de seis mil itens.

Na década de 1940, David Carneiro iniciou a construção de sua icônica casa na rua Brigadeiro Franco, com o intuito de criar uma sede para seu museu. No entanto, o edifício acabou se tornando a residência da família. 

Esta obra, que observamos na imagem, foi construída em estilo barroco, com inspiração direta na casa Ramalhete, descrita no romance “Os Maias” (1888), de Eça de Queiroz.

Após a morte de David Carneiro, suas propriedades foram vendidas pela família e demolidas pelas empresas que as compraram, restando somente a fachada de sua casa, devido a um acordo entre a prefeitura e os novos proprietários do terreno. 

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Acervo Andressa Novo Lima / Turistória

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.