2004
A rua 13 de maio homenageia o dia da Abolição da Escravatura no Brasil. Contudo, sua origem espacial teve início ainda em 1857 junto com outras 11 ruas na cidade.
Originalmente chamada de rua Direita, a Treze de Maio começava no canto do beco da Ordem Terceira e terminava na rua Riachuelo.
Já em 1861, seu nome foi alterado para rua Direita dos Alemães devido à alta ocupação por essa população. Entre os principais moradores estavam famílias oriundas da produção madeireira e ervateira do estado, como a Casa dos Guimarães, hoje conhecida como Ponto de Cultura Solar do Guimarães.
Também é característica da rua prédios de baixa estatura e com arquitetura do século XIX.
Foi somente em 1975 que a rua passou a ser totalmente asfaltada, abandonando os paralelepípedos tão característicos do centro histórico. A via é uma das mais intensas do centro, abrigando o Teatro José Maria Santos, Teatro Lala Schneider, Teatro Edson D’Ávila e o Barracão EnCena.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Site Curitiba Space / Site Prefeitura de Curitiba / Site BandNews FM Curitiba
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.