Explosão na rua Comendador Araújo - 1936

1936


Em 3 de junho de 1936, uma terrível explosão ocorreu na rua Comendador Araújo, em Curitiba. Seis pessoas morreram e mais de 20 ficaram feridas na tragédia que deixou três casas em ruínas e abalou toda a quadra entre as ruas Comendador Araújo, Visconde de Nacar, Visconde do Rio Branco e Emiliano Perneta.

De acordo com o jornal O Dia (PR): “Abalada violentamente pela ensurdecedora explosão, essa quadra estava com todas as suas edificações cheias de paredes trincadas, vidraças esmigalhadas, tectos deslogados, o mesmo acontecendo com os prédios do lado fronteiro, isto é do lado direito”.

O desastre ocorreu devido a um incêndio em um depósito de explosivos que se encontrava nesta rua. De acordo com o periódico citado, a polícia recebeu a informação de que um pouco antes do ocorrido, três mil quilos de dinamite tinham chegado ao depósito. Não se sabe se isso é verdadeiro, mas de acordo com os técnicos que estiveram no local, provavelmente deveria existir no mínimo 500 kg de explosivos no depósito. 

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Acervo Paulo José da Costa / Grupo Antigamente em Curitiba / Jornal O Dia (PR)

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.