1920
A Leão Junior foi uma fábrica curitibana centenária, fundada em 1901 por Agostinho Ermelino de Leão, com o objetivo de vender erva-mate para chimarrão no Brasil, Argentina, Chile e Uruguai.
Após a morte de Agostinho, em 1907, sua viúva Maria Clara assumiu a empresa e expandiu os negócios ao explorar madeira para exportação em diversas cidades do Paraná. Criou em Jacarezinho a Fazenda Curitiba, para o desenvolvimento agropecuário; também investiu na mineração, com a Sociedade de Minas Leão Junior Limitada; deu início à produção da erva-mate na Argentina, com a Molino Leão Junior Sociedad de Responsabilidad Limitada; e, ainda, construiu um grande e moderno edifício no bairro do Portão para seguir as novidades do mercado.
Foi em sua gestão, mais especificamente no ano de 1926, que a fábrica Leão Júnior no bairro Portão - observada na imagem - foi inaugurada. Essa era uma das mais tecnológicas indústrias da cidade e ao seus arredores foram construídas cerca de 30 moradias como residência para seus funcionários.
Infelizmente, em 1930 o estabelecimento passou por um grande incêndio, e a Leão Júnior, então, mudou-se para o bairro do Rebouças.
Após a gestão de Maria Clara, seus filhos e, posteriormente, netos, assumiram a empresa, criando ao longo do século XX diversas inovações neste ramo, como o chá mate queimado, o chá mate solúvel e o copo de chá Ready to Drink.
No ano de 2007, com cerca de 106 anos, a Leão Júnior foi vendida para o grupo Coca-Cola, que preservou a marca Matte Leão e continua a produção e comércio desses produtos.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Turistória
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.