Praça Rui Barbosa – Década de 1950

1950


Atualmente, a praça Rui Barbosa é um dos espaços mais conhecidos de Curitiba, mas durante o século XIX, era um terreno descampado com uma nascente chamada de Olho D’Água dos Sapos. 

Essa vertente foi canalizada em 1871 pelo engenheiro Antônio Rebouças para o chafariz da atual praça Zacarias, transformando a região que anteriormente era de banhado.

Em 1880, foi construída em frente à praça a Santa Casa de Misericórdia, e assim o espaço passou a ser chamado de Largo da Misericórdia. Já em 1889, com o fim da Monarquia, passou a se chamar praça da República.

Na década de 1920 foi nomeada de Rui Barbosa, em homenagem ao deputado, senador e ministro da fazenda do governo de Marechal Deodoro da Fonseca, que faleceu em 1923.

No início dos anos de 1950, o local foi utilizado para manobras e instruções de recrutas devido à existência do quartel do 15º Batalhão de Caçadores na região. Após a gestão de Ney Braga como prefeito, em 1955, a praça foi urbanizada e é apenas nos anos de 1990 que o antigo quartel foi transformado em Rua da Cidadania. 

A presente imagem é da década de 1950, quando a praça, além do quartel militar, também recebia diversos eventos, como circos e parques de diversão. 

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Acervo de Paulo Grani / Grupo Antigamente em Curitiba / Prefeitura Municipal de Curitiba

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.