Praça Carlos Gomes – 1970

1970


Carlos Gomes (1836 - 1896) foi um dos mais importantes compositores de ópera no Brasil. Nascido em Campinas, obteve sucesso internacional a partir de seu estilo romântico. 

A praça Carlos Gomes foi criada em 1896 em homenagem ao maestro, no lugar anteriormente chamado de Praça da Proclamação. No entanto, foi somente em 1903 que começaram as obras de saneamento e revitalização do espaço. 

Por meio dessa proposta, surgiu grande comércio na região, e em 1925 a praça ganhou o busto em bronze de Carlos Gomes, criado por João Turin.

Ao longo dos anos, a praça passou cada vez mais por um processo de urbanização e decoração, tendo calçadas em petit-pavê e, em 1942, a inauguração do Pavilhão Carlos Gomes, espaço destinado à realização de espetáculos populares.

Devido ao alto número de pessoas que frequentavam e ainda frequentam a praça, em 1992 foi construído um terminal de ônibus no local, que também foi sede da Gazeta do Povo e recebeu diversas programações culturais da cidade.

A presente imagem é de 1970 e nela observamos a arborização da praça e os automóveis característicos da época.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Acervo de João Fernandes / Circulando por Curitiba / Curitiba Space / Grupo Antigamente em Curitiba 


Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.