Estação Ferroviária

1970


A estação ferroviária de Curitiba foi implantada após a criação da estrada de ferro Paranaguá-Curitiba, um importante marco no desenvolvimento do Estado. Além de contribuir com a mobilidade de pessoas, valores e produtos, a estrada fomentou o desbravamento do Paraná.

Com aproximadamente 25 mil habitantes em 1900, os trens foram fundamentais nos ciclos econômicos da madeira, erva-mate e café. A obra de reinauguração da estação ocorreu em 1894, sendo um edifício com dois pavimentos e com características arquitetônicas das estações italianas.

A região se tornou um espaço fabril, com indústrias e armazéns se instalando ao redor da estação. Em 1949 iniciou-se a mudança, aos poucos, para o local onde está a atual rodoferroviária, inaugurada em 1972.

Desde 1984, a antiga estação da Praça Eufrásio Correia sedia o Museu Ferroviário e abriga o Shopping Estação, que leva o nome de sua antiga finalidade. A imagem, provavelmente da década de 1970, retrata a expansão imobiliária da capital aos fundos.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Amantes da Ferrovia.


Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.