Largo da Ordem

1737


Você conhece o Pátio Nossa Senhora do Terço? E o Largo Coronel Enéas? Talvez por esses nomes seja mais difícil, mas com certeza você já ouviu falar no Largo da Ordem, no coração de Curitiba.

Um dos primeiros nomes do espaço da famosa 'Feirinha do Largo da Ordem' foi 'Páteo Nossa Senhora do Terço', que recebeu a alcunha no fim da construção da Capela homônima, em 1737.

Já em 1752, a pequena igreja foi doada aos Franciscanos e recebeu o nome de 'Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas' ou apenas 'Igreja da Ordem', e isso acabou alterando o nome da região, que passou a ser chamado de 'Páteo São Francisco das Chagas'.

Não se sabe ao certo em que momento da história aconteceu outra mudança de nome do local, mas o fato é que, devido à Igreja dos Franciscanos, a região passou a ser chamada de 'Largo da Ordem Terceira' e posteriormente, como conhecemos hoje, 'Largo da Ordem'.

No entanto, desde 1917, o nome oficial do Largo da Ordem é Largo Coronel Enéas, em homenagem a Benedicto Enéas de Paula, que foi um militar e político curitibano, que ocupou os cargos de deputado provincial, vereador e presidente da Câmara Municipal.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Turistoria


Outras publicações:

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.