Exibição de réplica do 14 Bis

1906


Em 1956, centenas de pessoas, entre homens, mulheres e crianças, passaram a pé ou de bicicleta pela praça Santos Andrade, no centro de Curitiba, para ver de perto uma réplica do 14 Bis, avião com capacidade para um tripulante, construído pelo inventor brasileiro Alberto Santos Dumont, que foi a primeira aeronave mais pesada que o ar a conseguir decolar por seus próprios meios.

A exibição da réplica ocorreu em frente à estátua em homenagem a Santos Dumont. Ao fundo, é possível ver o prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O evento se deu em comemoração aos 50 anos do primeiro voo do 14 Bis, realizado em Paris, na França, no dia 23 de outubro de 1906.

Ao percorrer 60 metros em 7 segundos, voando a uma altura de 2 metros do solo, perante mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França, Santos Dumont alcançou não só uma importante conquista para a aviação, mas também entrou para a história como um dos inventores brasileiros mais notáveis de todos os tempos.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Foto: Synval Stocchero - Acervo da Casa da Memória


Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.