1945
Inaugurada em 1945, a ETA Tarumã é a primeira Estação de Tratamento de Água do Paraná e é considerada um marco na história do saneamento do estado. A unidade foi a primeira do país a iniciar a aplicação do flúor nas águas para o abastecimento público, como medida para reduzir a cárie dentária, uma das doenças de maior incidência entre crianças e adultos.
Em Curitiba, a fluoretação começou em 20 de outubro de 1958 e, entre 1962 e 1971, mais cinco cidades paranaenses tiveram suas águas fluoretadas: Cornélio Procópio (1962), União da Vitória e Maringá (1969), Jacarezinho e Umuarama (1971). No entanto, a fluoretação só se tornou obrigatória por lei em todo o território brasileiro em 1974.
Estudos nacionais e internacionais indicam que a fluoretação reduz em até 60% a incidência da cárie, sendo, portanto, uma ação eficaz de saúde pública e uma importante conquista para a população.
Depois de décadas de atividade, o antigo prédio da ETA Tarumã, patrimônio histórico da capital, agora abriga o Museu do Saneamento, um espaço que resgata a história e promove o conhecimento e a reflexão entre o homem e o ambiente.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Sanepar
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.